Saturday, November 25, 2006

Depois...



Convencemo-nos que a vida será melhor depois... Depois de acabar os estudos, depois de arranjar trabalho, depois de casarmos, depois de termos um filho, depois de termos outro filho. Então, sentimo-nos frustrados porque os nossos filhos ainda não são suficientemente crescidos e julgamos que seremos mais crianças, depois desesperamo-nos porque são adolescentes, insuportáveis. Pensamos: «Seremos mais felizes quando esta fase acabar!» Então decidimos que a nossa vida estará completa quando o nosso companheiro ou companheira estiver realizado, quando tivermos um carro melhor, quando podermos ir de férias, quando conseguirmos uma promoção, quando nos reformarmos. A verdade é que: NÃO HÁ MELHOR MOMENTO PARA SER FELIZ DO QUE AGORA MESMO! Se não for agora, então quando? A vida está cheia de depois, de reptos. É melhor admiti-lo e decidir ser feliz agora, de todas as formas. Não há um depois, nem um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho e é AGORA!

Deixa de esperar até que acabes os estudos, até que te apaixones, até que encontres trabalho, até que te cases, até que tenhas filhos, até que eles saiam de casa, até que te divorcies, até que percas esses 10kg, até sexta-feira à noite ou Domingo de manhã, até à Primavera, o Verão, o Outono ou o Inverno, ou até que morras, para decidires então que não há melhor momento que justamente ESTE para seres feliz! A felicidade é um trajecto, não um destino. Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado e dança como se ninguém estivesse a ver! Com amizade!

De Gena

Wednesday, November 22, 2006

Factor C e suas consequências

Estava na altura de fazer algo… ainda ñ foi desta! Medicina, para mim, está muito mais longe do que parecia! Levei tempo a decidir, definitivamente, que faria tudo para seguir o “sueño”, mas decidi! And who cares how much time did it take? Tal como um jovem normal de 18 anos, no Verão de 2006, participei na exploração juvenil que formalmente é conhecida por exames nacionais… na mesma altura em que foi provado até onde o nosso amado ministério da educação, e respectiva ministra (que profissional!), é capaz de ir. Mas além disso, ñ satisfeito em conhecer o sistema do ministério d edu, também quis conhecer o quanto eficientemente funciona o ministério da defesa… pois é, tentei medicina tb na aclamada academia militar, onde percebi pessoalmente (depois de uma noite d conversa com os meus “comrades” de quarto) que as vagas de medicina já estão previamente ocupadas pelo pessoal “querido” dos oficiais (nomeadamente filhos de generais e comandantes… lol). Bem só espero k sejam bons profissionais no final d tudo (as maiores felicidades!). Por isso, pessoal k queira tentar medicina por via militar… definitivamente, tentem pela marinha (cadetes) pq a academia militar e, principalmente, a força aérea só funcionam mesmo através de reservas com 18 anos de antecedência…
Como podem reparar pelo comentário, ñ consegui por via militar, y tampoco, por national examination! E foi, por isso, que numa semana (última de Setembro) decidi partir para a querida e gloriosa (ou ñ!) España, onde o casamento homossexual é permitido e se cometem abortos ao pequeno-almoço… podem crer que foi mesmo a minha última hipótese, pq ficar um ano a melhorar nota funciona pa muita gente ms ñ para mim.
Salamanca foi o destino definido preferencialmente, a cidade estudantil com referências mundiais, em que o estudo é uma consequência e não um objectivo… Medicina está mais perto, sinto o seu cheiro! Lol…

Saturday, November 11, 2006

Let's try it in Spain!

Pois é... de que modo a educação e a estratificação social pode moldar as nossas pretensões no que toca ao futuro! Na maior parte das vezes, devido aos imensos modelos sociais de sucesso, cria-nos um sentimento de necessidade em alcançar patamares demasiado elevados para as nossas capacidades... ms aí está a diferença, pois nem todos possuem as mesmas capacidades (s bem que penso k nunca chegaremos a utilizar a capacidade total do ser humano)!
Atenção porque quando m refiro a capacidades, ñ especifico a qualidade de inteligencia ms também a de raciocinio pratico ou logico... porque "... em verdade vos digo" nem sempre a inteligencia intelectual (o marrar nos livros, ya?) nos leva a grandes futuros!
E é devido a este tema de futuros que desde Outubro de 2006 que deixei de ser português activo mas sim emigrante portugues em España... seguindo um sonho que talvez só assim será realizável! Bem e kuantas vezes eu ñ dou graças por ter vindo pa cá... nem k fosse só uma vez na vida! Mas é uma experiência k nunca se irá eskecer... e deixará muitas marcas... marcas portuguesas, espanholas, italianas, argentinas, chilenas, inglesas, alemãs, brasileiras, francesas e muitos, muitos mais... bem, conhece-s pessoal de todo o lado! É k ñ s aprende só espanhol...
O futebol cá é muito bom, o ténis consideravelmente a melhorar (Nadal), o baskete também muito bom (campões europeus e boas classificações a nível mundial - com vários atletas na NBA), natação nem por isso (juro-vos k pena)... A música já vi melhor, ms à medida k o tempo passa vai-m soando cada vez melhor.
E outra cena, em Espanha a PS é rainha (mal posso esperar pela PS3), ATÉ CHIPAM PLAYSTATION'S EM LOJAS REGULARIZADAS, É LEGAL! Cada vez mais mi encanta España, s bem k nada substitui o MEU PORTUGAL do grande futebol português e da sua merda de ensino e respectiva ministra!!
Bem aki ficam pequenas impressões da nova vida em España...